9.2.08

Pictorul braziliano-clujean Emeric Marcier (2)

A edição no. 29 de fevereiro de 2008 da Revista de História da Biblioteca Nacional publica um artigo sobre o pintor brasileiro Emeric Marcier, nascido em Cluj em 1916. Assinado por Anna Paola Pacheco Baptista, o artigo da rubrica Arte no Exílio tem como título "O exílio como pátria amada - De judeu romeno a católico brasileiro, as experiências de vida que reinventaram a arte do pintor Emeric Marcier" e começa com as seguintes palavras:

Na bagagem, uma pasta de desenhos e três cartas de apresentação dadas pelo escritor português José Osório de Oliveira (1900-1964) e endereçadas a figuras proeminentes da vida cultural brasileira. Na lembrança, imagens de uma Europa marcada pela guerra e a angústia do exílio em um país desconhecido, que se tornaria sua pátria eletiva e influenciaria a essência de sua arte.

Na década de 1940, devido ao segundo conflito mundial no continente europeu, o Brasil recebeu um contingente expressivo de exilados que desempenharam um importante papel na efervescência cultural de um país em processo de modernização. Um deles foi o pintor Emeric Marcier (1916-1990), aportado no Rio de Janeiro em 1940. A chegada ao país resultou em um processo de modificação de sua identidade, com a condição de judeu romeno sendo eliminada em prol da de católico brasileiro, a partir de sua conversão, pouco tempo depois, e sua naturalização, na década de 1950. Fatores que iriam influenciar sua produção artística.

Fonte: Revista de História da Biblioteca Nacional

Niciun comentariu: