A União Européia vai apresentar nesta quarta-feira, 30 de maio, uma proposta de "parceria estratégica" com o Brasil.
"O Brasil é o maior país da América do Sul e o líder natural do Mercosul e da região", afirmou o embaixador da União Européia no Brasil, João Pacheco.
A proposta será feita pela Comissão Européia, o órgão executivo do bloco, ao Parlamento Europeu e aos 27 países-membros.
Se aprovada, a oferta será apresentada ao Brasil ainda este mês, e os primeiros temas da agenda comum já seriam discutidos na reunião de cúpula entre Brasil e União Européia marcada para o dia 4 de julho, em Lisboa, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Somente seis países têm uma relação de parceria estratégica com a União Européia: Rússia, Índia, China (os outros três integrantes do chamado BRIC), Estados Unidos, Canadá e África do Sul.
O embaixador destacou que o estoque de investimento europeu no Brasil é de 80 bilhões de euros, maior do que a soma dos membros restantes do BRIC. Além disso, a União Européia responde por 22% do comércio externo brasileiro - embora o Brasil seja responsável por apenas 1,8% do comércio do bloco.
(No desenho, o mapa do Brasil e os países da Europa: cabem todos e ainda sobra espaço. Fonte: Lusotopia.)
Niciun comentariu:
Trimiteți un comentariu