6.3.08

O romeno por trás de Mário de Andrade

O artigo "O Nacional e o Outro", assinado por Jorge Coli, revela-nos que um célebre intelectual romeno, Constantin Brailoiu, influenciou profundamente os argumentos teóricos de Mário de Andrade em sua Missão de Pesquisas Folclóricas para coletar a música do norte e nordeste brasileiros em 1938. Vide o fragmento abaixo:

Dentro da trajetória de Mário de Andrade, a preocupação com a cultura popular mostra sua energia maior em pouco mais de uma década, que parte dos últimos anos de 1920. Flávia Toni conta que, quando chega o momento da Missão Folclórica, Mário de Andrade está armado com o manual Esquisse d’une méthode de folklore musical, de Constantin Brailoiu. Este último, romeno, mas de vida internacional, foi inspirador e amigo de Dina Dreyfus e Claude Lévi-Strauss. Laurent Aubert, conservador do Departamento de Etnomusicologia do Museu de Etnografia de Genebra, estudioso de Brailoiu e responsável pela recuperação e publicação de seus arquivos sonoros conservados naquela instituição, assinala o triplo objetivo que o especialista romeno se propusera:
1 - Salvar documentos musicais preciosos.
2 - Pôr em circulação científica internacional os materiais necessários a um estudo comparativo extenso.
3 - Facilitar o contato entre países por meio da música popular.

Está claro que a dimensão humanista de salvaguarda afirma-se, no espírito de Brailoiu, por uma vocação eminentemente internacional, reiterada nos itens 2 e 3 de seus princípios.

Fonte: Portal SESC/SP
Mais sobre Constantin Brailoiu em Presences Roumaines en Suisse

Niciun comentariu: