19.11.08

Tertulian sobre Lukács

A Fundação Editora da UNESP acabou de lançar o volume Georg Lukács - Etapas de seu Pensamento Estético.

O livro reúne ensaios produzidos pelo escritor romeno Nicolas Tertulian, que busca reconstruir um devir, escandindo as principais etapas, os projetos estéticos de Lukács. Com sagacidade, lucidez e erudição, expõe uma densa visão de conjunto do complexo e extenso itinerário de Lukács pelo terreno da Estética.

Um dos méritos da obra é evidenciar, na trajetória descontínua de Lukács, o seu caráter orgânico, a unidade de fundo que confere sentido e direção às várias metamorfoses de seu pensamento.

Tertulian reafirma a coerência de um pensamento caro a Lukács: o começo torna-se devidamente compreensível somente em retrospectiva, isto é, à luz do que se perfila ao final do processo. No fim, consegue traçar um retrato forte do pensador ímpar, na Filosofia do século XX.

Nicolas Tertulian nasceu na Romênia, em 1929. Sua tese de doutorado, defendida naquele país, foi sobre as estéticas de Croce e Lukács. Foi pesquisador na Universidade de Heidelberg. Por diversas vezes, foi convidado a ministrar cursos e proferir palestras em várias instituições de ensino e pesquisa em Paris. Foi professor da Universidade de Siena. Desde o início da década de 1980 radicou-se em Paris, tendo sido diretor de estudos da École des Hautes Études en Sciences Sociales. Atualmente aposentado, continua a presidir seminários nessa instituição de ensino e pesquisa. É conhecido do público brasileiro sobretudo pela publicação de seus artigos em periódicos. Conheceu o filósofo húngaro G. Lukács, com quem esteve várias vezes em Budapeste, mas também com quem trocou rica correspondência.

Fonte: Fundação Editora da UNESP

Niciun comentariu: