8.6.10

Exposição de selos brasileiros em Bucareste

O Museu Nacional Filatélico (Calea Victoriei 12, Bucareste) inagurará quinta-feira, 10 de junho, às 11 horas, a exposição filatélica “Janelas para o Brasil”, organizada pela Embaixada do Brasil em Bucareste.

A exposição é formada por quatro coleções, por cujo intermédio o público romeno terá a possibilidade de conhecer melhor o Brasil.

A coleção “Janelas para o Mundo” apresenta selos emitidos no Brasil entre 2005 e 2007, com o objetivo de familiarizar o público com o maravilhoso mundo dos selos. Os selos ilustram esportes, valores culturais e naturais brasileiros, mostrando cenas da vida quotidiana dos brasileiros vistas através de janelas.

A coleção “O indígena e a proteção da natureza”, formada por selos emitidos pela EBCT, foi realizada graças à colaboração com a FUNAI. A coleção mostra o indígena e suas origens, sua luta pela sobrevivência, sua arte e modo de vida, revelando também os problemas da integração cultural. A coleção reflete o papel do indígena na proteção da natureza e na luta pela sua terra.

O futebol, paixão nacional dos brasileiros, é o tema da coleção “Transformando a arte do futebol em selos”, realizada pela EBCT para marcar os 50 anos da conquista brasileira da primeira copa mundial, em 1958. As 23 lâminas que compõem essa coleção apresentam selos brasileiros dedicados ao futebol, no período 1957-2007. Ao longo da história do futebol, o correio brasileiro comemorou, por meio dos selos postais, as glórias e as conquistas desse esporte amado por todos os brasileiros e que foi consagrado pela genialidade de jogadores como Garrincha, Pelé, Nilton Santos, Didi, Ronaldo, Kaká e Lúcio.

Os visitantes do Museu Nacional Filatélico poderão ainda descobrir o “Universo postal através da visão feminina”. A coleção reúne selos concebidos por seis artistas mulheres que colaboraram com a EBCT nos anos 70 e 90 do século passado, oferecendo feminilidade, beleza e graça aos desenhos da filatelia brasileira. Elas são Ivonne e Rosalia Demonte, Lucia Ramos, Martha Poppe, Pietrina Checcaci e Raquel Braga. Formadas em belas artes, marketing, publicidade e com experiência como ilustradoras de livros e revistas, as criadoras dos selos expostos nessa coleção foram premiadas em vários salões de arte.

A exposição poderá ser visitada até 10 de julho de 2010.

Niciun comentariu: