
Professor na cátedra de História da tradicional universidade finlandesa de Turku, esse amigo teve a gentileza de apontar, dentre as inúmeras obras de Couto Bulhões, todas densas e de vivo interesse acadêmico, uma que aqui nos interessa de maneira especial: "O Imperador Errante", fruto de intensa pesquisa realizada em diversas bibliotecas, arquivos públicos e pessoais, de Petrópolis a São Petersburgo, a propósito da viagem que Dom Pedro II realizou à Europa em 1876, vindo de sua exitosa visita aos Estados Unidos da América.
Embora tema de diversos volumes, dentre os quais alguns assinados por Argeu Guimarães, a viagem empreendida pelo "neto de Marco Aurélio" (como apelidou-o Victor Hugo) pela Europa, em especial pelo Leste europeu, sofre ainda de várias lacunas que aparentemente só o trabalho dedicado, honesto e paciente de Couto Bulhões logrou um dia revelar para o grande público.
Dentre essas lacunas, consta a viagem que o imperador brasileiro realizou, incógnito, pela Bessarábia, Moldávia, Valáquia e Transilvânia, numa Romênia prestes a declarar sua independência do então Império Otomano e em territórios ainda sob dominação russa e austro-húngara. Sobre essa viagem vamos nos debruçar detalhadamente nas próximas postagens. [A continuar.]
Un comentariu:
vrem continuarea! :)
Trimiteți un comentariu