8.12.07

Pictorul braziliano-clujean Emeric Marcier

Emeric Marcier (Imre Racz) nasceu em Cluj, na Romênia, em 1916, falecendo em Paris, no ano de 1990. Embora fazendo freqüentes viagens à Europa, passou a maior parte de sua vida na cidade do Rio de Janeiro e em Barbacena, Estado de Minas Gerais.

Marcier faz parte daquela leva de pintores, escultores, escritores e cientistas que aportaram ao Rio de Janeiro, a partir de 1940, em conseqüência da 2ª Guerra Mundial, iniciada um ano antes.

Por algum tempo, viveu na Pensão Mauá, no morro de Santa Teresa, sendo pensionista da pintora Djanira, que lhe dava comida e acomodações em troca de aulas de pintura.

Em 1947, quando outros refugiados, como Arpad Szenes e Maria Helena Vieira da Silva, voltavam à Europa, Marcier preferiu ficar no Brasil, tornando firme essa decisão ao conhecer a cidade de Barbacena, no sul de Minas Gerais, que se tornou modelo para suas paisagens. Artista bem solicitado, manteve residência em Barbacena e Rio de Janeiro, com algumas escapadas a Paris.

Emeric Marcier não era abertamente um modernista, sofrendo por toda vida a influência dos primeiros mestres em Milão, quando, aos 19 anos, tomou contato com a pintura italiana do pré-renascentismo.

Assim, sua arte estava muito presa à pintura religiosa e muitos de seus trabalhos, em murais, eram realizados ainda com a técnica do afresco. Não eram porém uma cópia da obra dos antigos mestres, muito pelo contrário, sua pintura tinha um toque especial, pessoal, nada acadêmico, revelando aproximação do modernismo e plena assimilação da pintura do século XX.

Em sua carreira, não se fixou particularmente em nenhum gênero: apreciava a pintura religiosa, não menos que a paisagem; pintava naturezas mortas, mas fazia também retratos, que chamava de «paisagens de gente»; ousava experimentar, sem entretanto abandonar por completo a experiência anterior sedimentada. Em resumo, era um renovador mas não um iconoclasta; o novo não representava, para ele, a destruição do velho.

Entre todos os refugiados de guerra que passaram pelo Brasil, Marcier teve características pessoais que o diferenciaram: judeu por nascimento, converteu-se ao catolicismo, fazendo da pintura religiosa uma vertente importante de sua obra; romeno por nacionalidade, naturalizou-se brasileiro, abraçando por completo a nova cidadania; dependente da Europa para manter-se como um pintor internacional, nem por isso deixou o Brasil, que considerava sua residência permanente. se casou, nasceram seus filhos e um deles, Jorge Tobias Marcier (1948-1982) tornou-se pintor, como o pai.

Texto de Paulo Victorino. Fonte: A Arte dos Grandes Mestres

Niciun comentariu: