21.3.09

Romenos do oeste de Santa Catarina

A Associação dos Romenos Bessarabianos do Extremo Oeste de Santa Catarina realiza seu registro na Associação dos Romenos fora da Romênia e entrega documentário histórico no Consulado Geral da Romênia no Rio de Janeiro.


Nos dias 1 e 2 de março, os representantes da associação, Edson Roberto Dreher, Everton Cristiano Dreher, Canísio Muller e Florentina Muller Grulhke, acompanhados do Cônsul Honorário da Romênia em Curitiba, Orcival Henning, foram recebidos no Consulado-Geral da Romênia no Rio de Janeiro pela Consulesa Alina Dociu.

Na ocasião, foi entregue toda a documentação necessária para o cadastramento e registro da Associação na entidade dos romenos fora da Romênia. Igualmente foi entregue o documentário de 30 minutos produzido pela Associação, o qual comprova a imigração Romena no Extremo Oeste de Santa Catarina, e ainda demonstra o envolvimento nas diversas atividades sociais, econômicas e culturais. "Estes encaminhamentos e registros poderão servir de porta de entrada para futuras relações internacionais", salientam os representantes.

A Associação dos Romenos no Extremo Oeste de Santa Catarina foi fundada no ano de 1989, tendo como sócios fundadores um total de 311 famílias, somando mais de mil associados entre a primeira e segunda geração no Brasil. Anualmente, a associação realiza o encontro regional, envolvendo cinco municípios: Itapiranga, Mondaí, São João do Oeste, Iporã do Oeste e Tunápolis. O último encontro foi realizado em Mondaí em novembro de 2008, com a presença do Cônsul Honorário Orcival Henning. Esta é a primeira Associação de Romenos no Brasil a efetuar o registro na Associação dos Romenos fora da Romênia, e ainda, segundo a Consulesa, este é o primeiro documentário do mundo, que se tem conhecimento, a ser apresentado ao governo romeno. Portanto, é um momento histórico e significativo para a Associação dos Romenos dos cinco municípios que integram a entidade.

Fonte: artigo Associação dos Romenos encaminha registro e documentário no RJ, publicado em 13 de março de 2009 pela Folha do Oeste.

Niciun comentariu: