14.11.07

Espetáculo de dança brasileira com coreografia romena

O Theatro Municipal de São Paulo e a Cisne Negro Cia. de Dança juntaram forças para comemorar os 30 anos de trajetória desse que é um dos mais importantes grupos de dança contemporânea do Brasil. De 09 a 11 de novembro, a companhia realizou estréia da coreografia Revoada, criada pelo romeno Gigi Caciuleanu para a ocasião. A música do espetáculo foi executada na íntegra, ao vivo, pela Orquestra Experimental de Repertório, sob o comando de seu regente titular, o maestro Jamil Maluf.

Fundada em 1977, a companhia comemorou seus 30 anos, sempre sob a direção de Hulda Bittencourt. O programa trouxe ainda a estréia da coreografia 1, 2...7, também de Caciuleanu, e a reestréia de Elgar, sucesso criado em 1980 pelo espanhol Victor Navarro.

Durante o espetáculo, a Orquestra Experimental de Repertório executou grandes obras da música sinfônica no fosso do Municipal. As duas coreografias de Gigi Caciuleanu têm na trilha composições do russo Igor Stravinsky, enquanto o balé criado por Victor Navarro acontece ao som de peças compostas pelo britânico Edward Elgar.


"Revoada" foi criada por Gigi Caciuleanu a partir de duas obras para balé criadas pelo russo Igor Stravinsky: O Pássaro de Fogo e Fogos de Artifício. “Tentei reinventar, traduzir em dança, um processo químico que faz com que a obra em negro, simbolizada por esta mesma cor, se transforme em pura energia, o fogo”, conta o coreógrafo romeno. A outra coreografia de Caciuleanu, “1, 2...7” também tem como base a música de Stravinsky – no caso, as Suítes nº 1 e nº 2. Criada como um presente para o Cisne Negro por seu aniversário, a obra é descrita pelo coreógrafo como a dança de “sete homens à procura de personagens”.

Gigi Caciuleanu - Coreógrafo:
Diretor, coreógrafo, bailarino e professor, Gigi Caciuleanu, nascido em Bucareste, naturalizado francês, é uma das mais originais personalidades dentro do universo da dança contemporânea. Esse “Cavaleiro da Ordem das Arte e das Letras” da França e membro do “Conselho Internacional da Dança” da Unesco tem obras de repercussão surpreendente e nas mais importantes companhias de dança do mundo (Ballet Bolshoi, Óperas de Paris, Lyon, Hamburgo, Roma, Wupperthaler Tanztheater, Théâtre de Rennes, Berlim Ocidental, Istambul, Lisboa, Casablanca, Rabat, entre outros). Detentor de inúmeros prêmios e condecorações internacionais, ele foi, por muitos anos, diretor e coreógrafo-residente do Théâtre Choréographique de Rennes. Gigi tem sua própria companhia, a Compagnie Gigi Caciuleanu, radicada em Paris, e também dirige atualmente o Balé Nacional do Chile.

Niciun comentariu: