27.9.13

A Rumania, um foco de intrigas politicas

Em sua edição de 19 de setembro de 1926, o jornal brasileiro Correio da Manhã publicava o artigo A Rumania, um foco de intrigas politicas, abaixo reproduzido:

Emquanto Bucarest, a pequena Paris dos Balkans, ainda commenta os feitos tão mysteriosamente cheios de caprichos do principe Carol, o rei Ferdinando e a rainha Maria, vivem quase afastados do mundo num enclausuramento no palacio Cotrocino.

A rainha Maria da Rumania e o seu neto Mickel, proclamado principe herdeiro, em logar do seu pae o principe Carol

Desgostos de familia mudaram a vida dos soberanos.

O procedimento do principe Carol, para com a sua esposa, estarreceu a nação que, entre commentarios furtivos, procura sondar o seu futuro politico. Há presentemente na Rumania uma atmosphera de presagios inquietantes. Grupos com tendencias revolucionarias juntam-se nas viellas e lados sombros das ruas, em attitudes suspeitas, como se tivessem receio de qualquer coisa.

Nessa pittoresca Rumania, élo curioso entre as variedades multiplas do Oriente e do Occidente, existe o mais perfeito serviço de policia secreta imaginavel. Nos aerodromos e estações ferroviarias, até jornaes são confiscados aos viajantes, para que o povo não chegue a saber o que o mundo pensa da rainha Maria, do principe Carol e da regencia do seu filho que conta apenas 4 annos de idade.

Da imprensa, não se póde dizer que viva sob uma vigilancia garroteante e que jornalistas encham presidios e fortalezas, mas a atmosphera é como se assim fosse. O pequeno grupo que manda no paiz, governa com mão de ferro.

Aconselhados por membros da realeza estrangeira, que enaltecem a grande força da primogenitura nos thronos vacillantes da Europa, a Rumania tudo tem feito para induzir o principe Carol a desfazer a sua abdicação, considerada perigosa para a nação. Dahi a grande tolerancia dos soberanos e gabinete.

Não se acredita na Rumania que uma questão de amores bohemios tivesse levado o principe Carol a abdicar. A razão prende-se a causas politicas de Bucarest e a intrigas do gabinete.

O governo da Rumania é accentuadamente parlamentar, de força monarcha limitada e quasi nulla. Teria Carol se rebellado, contra a espectativa de succeder a uma corôa quasi sem força e significação?

Sendo demasiadamente novo o principe herdeiro, filho de Carol, foi constituida até uma Regencia para governar, caso o rei Fernandino [sic] não viva até que o jovem chegue á maioridade, o que é o mais certo, visto já contar o velho monarcha mais de 60 annos de idade. Nessa Regencia preventiva figuram personalidades hostis ao principe abdicante.

Emquanto a rainha Maria curte as suas maguas no palacio-monasterio, o pequeno grupo que governa a Rumania enfrenta grandes problemas.

Antes da guerra, esse paiz era o mais uniforme e governavel dos Balkans.

Como premio e compensação na participação da causa dos Alliados, tem hoje o duplo da sua antiga população e mais do dobro do territorio. Mas perdeu o seu todo homogeneo.

A Bessarabia, por exemplo, é um nucleo de perigos. Essa antiga provincia russa foi adquirida pela Rumania, pelo tratado de 1920, entre a Inglaterra, França, Italia e Japão.

Embora mais da metade da população da Bessarabia seja de origem rumaica, apezar de ter alphabeto proprio e falar lingua differente, tem como contra peso a classe dos camponios, aversa ás coisas de Bucarest, e ao proprio rei, que já foi alvo de attentados. E a situação peorou ainda mais com o recente tratado de neutralidade russo-allemão que parece dar á Russia uma mão livre sobre possiveis acções relativas á sua antiga provincia.

Bucarest teme que os camponezes adversos á Rumania se desliguem e peçam immediata incorporação á Russia.

Outro presente desagradavel da guerra foi a Bukovina, e parte oriental do Banat, onde lavram fundos desgostos.

Bratiano, figura influente da côrte e chefe político, quer a Rumania para os rumaicos, e estabeleceu que qualquer empresa que explore as unicas minas de petroleo e mineraes do paiz, se obriguem a deixar 55% das acções em mãos de capitalistas nacionais. Por mais que seja procurada pelo capital estrangeiro, os capitalistas que ali vão ter, têm que se submetter aos termos draconianos de Ioney Bratiano.

Os recursos economicos e financeiros do paiz estão em mãos dos exclusivistas apaixonados.

Quando, por exemplo, a filha do principe Stirbey casou-se com um inglez, perdeu, por lei, a sua nacionalidade e direitos hereditarios a certas propriedades rumaicas. O conselho de ministros, porém, abriu uma excepção especial e restaurou os direitos perdidos da princeza. Esses favoritismos afundam cada vez mais os desgostos latentes e a nação vive saturada de dissenções que podem tornar-se ainda mais perigosos.

Nação mais importante dos Balkans, com 16 milhões de habitantes, a Rumania parece não contar com as sympathias apparentes da Hungria que, maguada pela invasão de 1919, tem sentimentos de inveja e despeito.

Os rumaicos, diga-se desde já enfrentarão qualquer crise com altivez. Elles têm o sangue dos romanos colonisadores que, sob a chefia de Trajano, desenvolveram a fronteira da provincia de Dacia. Possuem uma cultura propria, canções nacionaes por Carpathos e Danubio. Na sua historia luzem Miguel, o bravo e Stephen, o grande.

O rei é filho [nota do blog: o rei Ferdinand I era na verdade sobrinho de Carol I] daquelle rei Carol cuja esposa foi Carmen Sylvia. A rainha Maria é neta da rainha Victoria, e estimadissima pelo seu povo, de quem captivou os sentimentos, usando quasi sempre os costumes nacionaes e visitando os humildes de condição, nas suas modestas choupanas.

O facto da população conservar-se fria á passagem do rei, e indifferente aos desgostos intimos da rainha, enclausurada no palacio Cotrocino, póde significar simplesmente que o povo em geral está ainda surpreso e estarrecido diante dos acontecimentos chocantes dos ultimos tempos e revoltado pelo modo como o governo administra o paiz. Elle cochicha, e conspira, espalhando segredos em surdina pelas viellas e ruas escusas da attraente e brilhante cidade, cuja gente alegre dansa á noite nos cabarets, ao som de cançonetas ciganas. Parecendo ingenuos, têm os rumaicos um pouco mais de intelligencia e sagacidade que os seus visinhos. Sobretudo são mais intrigantes e mexeriqueiros.

Pode ser que essa constante vigilancia e critica sardonica ás condições incertas da Rumania, seja uma circumstancia necessaria á sua propria conservação.

Niciun comentariu: